Está a decorrer, de 21 a 29 de novembro, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Este projecto visa alcançar vários objetivos, nomeadamente, despertar e aumentar a consciência sobre as estratégias de redução de resíduos e sobre as políticas da União Europeia e seus Estados-Membros sobre esta temática;
- Massificar uma redução sustentável de resíduos na Europa;
- Dar a conhecer e enaltecer o trabalho de pessoas e instituições que promovem e executam exemplos concretos de redução de resíduos;
- Encorajar mudanças de comportamento no quotidiano dos Europeus.
Para atingir estes objetivos, entende-se como sinónimo de “redução de resíduos”, a “prevenção de resíduos”. No fundo, a ideia adjacente é que, mais do que reduzir, deve-se prevenir deitar fora alguma coisa, reduzir a quantidade de resíduos que são submetidos a recolha e transporte e reduzir os malefícios dos resíduos gerados.
A redução de resíduos pode ser definida como “todas as ações e medidas tomadas para evitar que qualquer substância, material ou produto se torne lixo”.
Na área da Braval irão realizar-se 21 ações de prevenção de resíduos, desenvolvidas por 6 entidades: Braval, Câmara Municipal de Braga, DST, Externato Infante D. Henrique, E. B. 2,3 Trigal de Sta. Maria (Tadim) e E. B. 2,3 de Gualtar.
No entanto, para além desta Semana, há inúmeros gestos que podemos fazer na nossa vida quotidiana para prevenir ou reduzir a nossa produção de resíduos.
No site da organização da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, www.ewwr.eu, poderá encontrar algumas ideias que pode implementar no seu dia-a-dia.