A Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) foi inaugurada, a 19 de fevereiro de 2016, em cerimónia presidida por sua Exa., o Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Matos Fernandes.
Na cerimónia marcaram presença os presidentes dos municípios e demais acionistas da Braval, representantes de diversas instituições oficiais de âmbito local, regional e nacional, bem como representantes de outros sistemas de tratamento de resíduos.
A TMB é um investimento de aproximadamente 22 milhões de euros, co-financiado pela União Europeia, apoiado em 69% pelo Fundo de Coesão (QCA III), numa 1ª fase, e em 85% pelo QREN – POVT, numa 2ª fase.
A Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico permitirá o tratamento mecânico de cerca de 100 mil toneladas de resíduos indiferenciados, a valorização de 30 mil toneladas da fração orgânica e 10 mil toneladas de resíduos verdes e castanhos.
Trata-se de uma unidade de suprema importância para o tratamento de resíduos desta região e única na zona Norte com as características referidas.