Sabia que para fabricar um smartphone de 200 gramas, vendido numa pequena embalagem, são produzidos incrivelmente 86 kg de resíduos?


“Resíduos invisíveis” Este é o tema da  Semana Europeia da Prevenção de Resíduos,  de 21 a 29 de novembro de 2020! O objetivo é alertar para a grande quantidade de resíduos gerados durante o processo de fabrico dos produtos. Precisamos tornar esses resíduos visíveis para estarmos cientes da nossa pegada ecológica e tomar decisões informadas sobre a forma como consumimos.

Atreve-se a participar?

SEPR 2020 site

A Braval como coordenadora da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, pelo 6.º ano consecutivo, na nossa área geográfica, vem incentivar a participação na maior campanha europeia de redução de resíduos. Em 2019, o desafio foi aceite por 27 instituições, que desenvolveram 76 ações, um recorde na nossa área e uma das áreas com mais ações registadas a nível nacional, apesar da nossa reduzida dimensão.
Em 2020 , a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos decorre de 21 a 29 de novembro de 2020, nesta semana, serão organizadas milhares de ações sobre prevenção de resíduos, por toda a Europa.
Autoridades públicas, associações, empresas, estabelecimentos de ensino ou qualquer pessoa interessada em participar, deve organizar uma ação focada nos "3Rs": Reduzir, Reutilizar e Reciclar!
As inscrições já estão abertas em www.ewwr.eu até 13 de novembro. Neste site terão acesso a várias ferramentas de promoção da SEPR, tais como logotipos, posters promocionais, vídeos, etc.

Veja este video  para saber mais sobre como registar uma ação.

Para participar deverão registar nesta plataforma as ações, que terão de ser realizadas, obrigatoriamente, de 21 a 29 de novembro, presencialmente ou online, para poderem fazer parte da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.Ideias de ações para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos:Em 2020, o tema em destaque é “Resíduos Invisíveis”, e tem como principal objetivo informar e aumentar a consciencialização sobre a enorme quantidade de desperdício que todos nós inconscientemente geramos mas qualquer ação focada em Reduzir, Reutilizar e Reciclar é válida.


Algumas ideias:
- Ações que promovam o prolongamento da vida útil dos produtos, reutilizando e reparando-os, comprando em segunda mão, alugando e partilhando objetos são alguns exemplos.
- Afixação de cartazes, envio de emails, utilização das redes sociais, nesta semana, para sensibilizar e promover a consciencialização ambiental
- Elaboração de vídeos sobre estas questões
- Ações que combatam o desperdício alimentar (aproveitamento de restos, compostagem doméstica, etc)
- Troca de Livros (Feiras de troca de livros entre a comunidade: cada pessoa recebe 1 senha por cada livro entregue e poderá levar o mesmo n.º de livros para casa;)
- Campanhas de angariação de bens: roupas, calçado, brinquedos, móveis, eletrodomésticos, em bom estado, para serem direcionados a instituições de solidariedade social.
- Workshops de reutilização de resíduos ou fabrico de detergentes ecológicos
- Promover no seio da comunidade o conceito de “troca de habilidades”: habilidosos que se voluntariam para arranjar algo. Por exemplo, alguém faz um arranjo de roupa e em troca a outra pessoa oferece um bolo; alguém arranja algo estragado e outra pessoa oferece um livro que já não lhe interesse; etc
- Concurso de customização de roupas: promover um concurso de transformação criativa de roupa usada.
- Mercado em 2.ª mão, feira de trocas ou quermesse: vender ou trocar artigos que já não interessam à pessoa.
- Palestras
- Ações de limpeza

No ano passado, quase  14.000 ações foram registadas na Europa. Podemos fazer melhor? Vamos todos juntos aumentar a consciencialização ambiental! Contamos convosco!

Irish gambling website www.cbetting.co.uk Paddy Power super bonus.
Logo Amares  logoMunicipioBraga  logo PLanhosoMunic Principal RGB cores semFundo   Logotipo TB Município de Vieira do Minho Vila Verde png


© 2015 BRAVAL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Desenvolvido por: Denis Pereira