Decorre de 18 a 26 de novembro a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), sob o tema “Dá-lhe uma nova vida!”.
A Braval é coordenadora desta iniciativa, pelo terceiro ano consecutivo, na sua área de abrangência, na qual foram registadas 39 ações, por 15 entidades, um número superior a 2016 (29 ações, por 6 entidades).
No sábado, dia 18 de novembro, realiza-se o BUM – Braga Urban Market, uma iniciativa já existente, mas que vai de encontro ao tema de 2017, centrado na reutilização, no dar uma nova vida aos objetos. A Braval estará presente neste evento, sensibilizando a população e oferecendo kit’s ecoponto aos vendedores do BUM.
A 25 de novembro, a Braval levará a cabo, mais uma ação da SEPR, o Dia Aberto, receberá no Ecoparque Braval a quem estiver interessado em conhecer o destino dos resíduos, oferecendo um kit ecoponto aos inscritos que devem levar resíduos recicláveis. Os lugares são limitados e carecem de inscrição prévia.
Para além da Braval, participam como proponentes de ação, no concelho de Braga: o departamento de Ambiente do Município de Braga, com várias ações na Câmara Municipal e uma parceria com a Associação Comercial de Braga, “Embrulhe, pf!”, através da qual os restaurantes serão desafiados a oferecer as sobras, durante a SEPR, aos seus clientes. A Quinta Pedagógica de Braga, que irá realizar workshops de reutilização de resíduos, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com uma semana de atividades dedicado aos resíduos. Também a EB23 de Tadim, onde para além de uma ação de sensibilização da Braval, irá realizar uma campanha de angariação de bens para instituições de solidariedade, dando-lhes “uma nova vida”, tal como o agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Na EB23 Mosteiro e Cávado, realizam-se várias ações de sensibilização para a redução e reutilização de resíduos.
No dia 25 de novembro, a AMO Braga organiza uma ação de limpeza durante uma caminhada pelo monte do Sameiro e Falperra, com ponto de encontro às 9h30, no Bom Jesus.
No concelho da Póvoa de Lanhoso, decorrerão ações propostas pela Santa Casa da Misericórdia, com a elaboração de um panfleto a distribuir no Jardim de Infância e a construção de uma maquete com resíduos. Na EBI do Ave será realizado um workshop sobre compostagem doméstica. Ainda na EB23 Gonçalo Sampaio, os alunos foram convidados a levar livros usados, recebendo uma senha e, durante a SEPR, podem trocar a senha por outro livro, promovendo a reutilização.
 No concelho de Vila Verde, participa o Município de Vila Verde, com ações na Loja Social, promovendo a angariação de bens usados e utilização dos contentores para têxteis e um workshop de reciclagem de papel. A EB23 de Ribeira do Neiva promove uma semana dedicada à reutilização de resíduos e sensibilização da comunidade escolar, que inclui uma visita ao Ecoparque Braval. A Casa do Conhecimento de Vila Verde propõe a realização de uma oficina de resíduos eletrónicos, que combina a reutilização de resíduos, a eletrónica e a programação. Ainda no concelho de Amares, a EB23 de Amares promove também uma troca de livros usados.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é um projeto de nível europeu cujo principal objetivo é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas ações, propostas e desenvolvidas por associações, escolas, empresas, organismos públicos ou cidadãos individuais. Estas ações visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão.

Irish gambling website www.cbetting.co.uk Paddy Power super bonus.
Logo Amares  logoMunicipioBraga  povoadelanhoso   Logotipo TB Brasão Vieira do Minho Logo VilaVerde


© 2015 BRAVAL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Desenvolvido por: Denis Pereira