Decorre de 18 a 26 de novembro a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), sob o tema “Dá-lhe uma nova vida!”.
A Braval é coordenadora desta iniciativa, pelo terceiro ano consecutivo, na sua área de abrangência, na qual foram registadas 39 ações, por 15 entidades, um número superior a 2016 (29 ações, por 6 entidades).
No sábado, dia 18 de novembro, realiza-se o BUM – Braga Urban Market, uma iniciativa já existente, mas que vai de encontro ao tema de 2017, centrado na reutilização, no dar uma nova vida aos objetos. A Braval estará presente neste evento, sensibilizando a população e oferecendo kit’s ecoponto aos vendedores do BUM.
A 25 de novembro, a Braval levará a cabo, mais uma ação da SEPR, o Dia Aberto, receberá no Ecoparque Braval a quem estiver interessado em conhecer o destino dos resíduos, oferecendo um kit ecoponto aos inscritos que devem levar resíduos recicláveis. Os lugares são limitados e carecem de inscrição prévia.
Para além da Braval, participam como proponentes de ação, no concelho de Braga: o departamento de Ambiente do Município de Braga, com várias ações na Câmara Municipal e uma parceria com a Associação Comercial de Braga, “Embrulhe, pf!”, através da qual os restaurantes serão desafiados a oferecer as sobras, durante a SEPR, aos seus clientes. A Quinta Pedagógica de Braga, que irá realizar workshops de reutilização de resíduos, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com uma semana de atividades dedicado aos resíduos. Também a EB23 de Tadim, onde para além de uma ação de sensibilização da Braval, irá realizar uma campanha de angariação de bens para instituições de solidariedade, dando-lhes “uma nova vida”, tal como o agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Na EB23 Mosteiro e Cávado, realizam-se várias ações de sensibilização para a redução e reutilização de resíduos.
No dia 25 de novembro, a AMO Braga organiza uma ação de limpeza durante uma caminhada pelo monte do Sameiro e Falperra, com ponto de encontro às 9h30, no Bom Jesus.
No concelho da Póvoa de Lanhoso, decorrerão ações propostas pela Santa Casa da Misericórdia, com a elaboração de um panfleto a distribuir no Jardim de Infância e a construção de uma maquete com resíduos. Na EBI do Ave será realizado um workshop sobre compostagem doméstica. Ainda na EB23 Gonçalo Sampaio, os alunos foram convidados a levar livros usados, recebendo uma senha e, durante a SEPR, podem trocar a senha por outro livro, promovendo a reutilização.
 No concelho de Vila Verde, participa o Município de Vila Verde, com ações na Loja Social, promovendo a angariação de bens usados e utilização dos contentores para têxteis e um workshop de reciclagem de papel. A EB23 de Ribeira do Neiva promove uma semana dedicada à reutilização de resíduos e sensibilização da comunidade escolar, que inclui uma visita ao Ecoparque Braval. A Casa do Conhecimento de Vila Verde propõe a realização de uma oficina de resíduos eletrónicos, que combina a reutilização de resíduos, a eletrónica e a programação. Ainda no concelho de Amares, a EB23 de Amares promove também uma troca de livros usados.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é um projeto de nível europeu cujo principal objetivo é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas ações, propostas e desenvolvidas por associações, escolas, empresas, organismos públicos ou cidadãos individuais. Estas ações visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão.

Irish gambling website www.cbetting.co.uk Paddy Power super bonus.
Logo Amares  logoMunicipioBraga  logo PLanhosoMunic Principal RGB cores semFundo   Logotipo TB Município de Vieira do Minho Vila Verde png


© 2015 BRAVAL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Desenvolvido por: Denis Pereira